O Arquivo da FLUP, formalmente criado em 1997, tem à sua custódia documentação histórica (como por exemplo, inscrições na Primeira Faculdade de Letras, em 1919), documentação corrente (processos de estudantes, de funcionários, documentação dos serviços,…) e alguns fundos privados.
Com cerca de 725 metros lineares (m.l.), o arquivo conta também com um arquivo digital considerável, e cuja pesquisa está acessível através do site: https://arquivo.up.pt/authorities/2853
Apresentamos alguns dos fundo pessoais que podem ser consultados no arquivo:
Elaine Sanceau foi uma historiadora que se dedicou aos Descobrimentos.
Entre cerca de quatro dezenas de obras publicadas, a maioria das quais centrada no período quinhentista, está “Em Demanda do Preste João (1944), que lhe granjeia o Prémio Camões.
Caracterização do fundo:
496 fotografias, 3 quadros, 695 cartas (cerca de…), 8 faturas, 12 postais, 20 listas com despesas de viagem, 6 relatórios, 2 mapas, 2 livros-diários, cartões pessoais, 2 placas de metal para imprimir cartões pessoais, 1 mala de viagem.
Senhor do Paço dos Villas- Boas, em Barcelos, e do Paço de Airó.
Tendo se dedicado à carreira militar (Marinha), participou em diversas campanhas no Ultramar. Veio, mais tarde, a ocupar vários cargos político‐administrativos, nomeadamente no Norte do país.
Caracterização do fundo: 24.9 m.l.
Este fundo inclui pergaminhos medievais, relativos a negócios jurídicos ocorridos em Barcelos e seus arredores, e uma enorme variedade de documentos que dizem respeito à região Norte, onde a família deteve grande parte dos seus bens imóveis, durante, pelo menos, quatro séculos.
Personalidade notável como médico, professor universitário, político e governante. Especializa‐se em dermatologia e sifiligrafia, ao que se segue o ingresso na Escola Médico‐Cirúrgica do Porto como professor, em 1902. Aqui permanece até 1911, altura em que passa a integrar a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Republicano convicto, ocupa vários cargos, como por exemplo, Deputado da Assembleia Nacional Constituinte, Governador‐Geral de Moçambique, Ministro da Instrução Pública, Presidente da Câmara Municipal do Porto e Reitor da Universidade do Porto.
Caracterização do fundo:
660 documentos no total, que se dividem entre 370 cartas (Série de Correspondência,
Subséries Cartas Recebidas e Cartas Enviadas) e os restantes 290, que se dividem entre relatórios, regulamentos, recortes de imprensa, apontamentos manuscritos, menus, orações, exames médicos, etc.
Bacharel em Filosofia, foi nomeado professor da Faculdade de Letras de Coimbra. Porém, por via da criação da Faculdade de Letras do Porto, para esta foi transferido em 1919.
Aqui, foi também Bibliotecário e Diretor Interino, substituindo Leonardo Coimbra, de quem era próximo.
Caracterização do fundo:
A documentação existente neste fundo, está acomodada numa mala e inclui manuscritos e rascunhos do autor, referentes à sua obra.
José Soares Martins (que usa o pseudónimo de José Capela), formou-se em Teologia no Seminário do Porto. Parte para a Beira (Moçambique), onde o seu tio era bispo, Sebastião Soares de Resende, e aí abdica da sua profissão de padre.
Passa a chefe da redação do Diário de Moçambique, jornal de orientação política liberal e independente do governo da colónia. Mais tarde edita ainda a Voz Moçambicana. Em 1963 funda a revista Economia de Moçambique. Com a morte de seu tio, regressa a Portugal. Em 1970, torna-se editor do semanário Voz Portucalense.
Caracterização do fundo:
- 1º maço: correspondência recebida (482 cartas)
- 2º maço: correspondência recebida (135 cartas)
- 5 pastas azuis com recortes de jornais,
Professor da Faculdade de Letras do Porto, desenvolveu a sua investigação sobretudo na área do teatro, destacando‐se a dramaturgia inglesa e irlandesa.
Tradutor e encenador, com uma obra importante e aclamada, publicou vários títulos marcantes no contexto dos estudos teatrais.
Caracterização do fundo:
Dossiers de documentos manuscritos relacionados com a docência, a investigação e a tradução.
D. Sebastião Soares de Resende, primeiro Bispo da Beira (Moçambique), Vice‐Reitor do Seminário Maior do Porto, é nomeado Bispo da Beira em 1943. Notável pela sua interventiva ação pastoral, publicou dezenas de textos.
Caracterização do fundo:
- 4 pastas do Diário;
- 4 pastas do Diário à Viagem à América Latina, Palestras Quaresmais, Colaboração em Periódicos e Crónicas;
- 1 pasta com agendas de 1957 a 1965 (à exceção de 1962 e 1966);
- Documentos vários em maços e pastas.